Tipos De Texto
Partes do Texto Expositivo
· Colocação do problema: apresentação do tema que se vai tratar
· Desenvolvimento: expõem-se as ideias principais. Após a apresentação geral a exposição deve ser ordenada de forma cronológica (se o tema contiver datas) ou lógica. Dá-se então exemplos para confirmar a opinião que se expõe.
· A conclusão: sintetiza as ideias principiais anteriormente desenvolvidas. Texto Argumentativo - tem como objetivo convencer os outros de uma determinada ideia, mediante a apresentação de uma série de razões a que chamamos argumentos.
Partes do Texto Argumentativo
· Introdução: contém a tese inicial, ou seja, o ponto de vista ao qual o autor quer fazer aderir o leitor. Deve ser formulada de forma clara e objetiva.
· Desenvolvimento ou corpo da argumentação: apresenta os argumentos que se destinam a apoiar, ou não, a tese inicial. Deve ser organizado em parágrafos, contendo, cada um, um argumento principal. Os argumentos devem manter entre si uma ordem para que se possa seguir com clareza o raciocínio do autor.
· Conclusão: retoma a tese que se procurou provar coma exposição dos argumentos.
Tipos de Argumentos
· Argumentos naturais ou argumentos de autoridade - os que incluem opiniões emitidas por pessoas de prestígio e entendidas na matéria sobre a qual se trata no texto;
· Verdades ou princípios universais - aceites por todos;
· Exemplos - apresentação de uma situação semelhante àquela que se está a apresentar.