Tipos de teatro
Espaço teatral coberto ou não onde o palco é inserido em nível inferior a plateia. Tipologia de plateia onde é disposta em todos os lados ou em toda a circunferência do palco, podendo sua forma ser circular, semicircular, quadrada, trapezoidal, defasado, triangular ou ovalado.
TEATRO ELIZABETANO
Palco elisabetano ou placo a inglesa, é misto e funciona como espaço fechado, retangular, com grande ampliação de proscênio (retangular ou circular), onde existem algumas coberturas tais como janelas. A relação palco x plateia envolve o palco de três lados. Frente e laterais. Não a presença da boca de cena e da caixa cênica, ficando toda a estrutura da área de cena a vista do espectador.
TEATRO ITALIANO
Disposição frontal da plateia ao palco, é mais conhecido e utilizado hoje em dia, dentre as tipologias existentes em que o palco fica em um nível elevado separado da plateia, formando uma caixa “magica”. Possui palco retangular, em forma de caixa aberta na parte anterior, situado frontalmente em relação a plateia, delimitado pela boca de cena e, geralmente de bastidores laterais, cortina, além de um espaço à frente da boca de cena, chamado proscênio.
TEATRO MULTIPLO
Caracterizados pela possibilidade de montagem do palco em diversas posições, não possuindo uma caixa cênica propriamente dita. Varas de cenário e iluminação, carandás de manobra e carros contrapesados são colocados visíveis aos olhos do espectador, distribuídos por toda a extensão do espaço possibilitando liberdade de escolha do local e configuração do palco e plateia a ser instalada
FOCO:
DIMENSÕES:
POSICIONAMENTO: