tipos de sociedade
A sociedade simples, sociedade cooperativa, sociedade limitada, sociedade anônima e estão entre os principais tipos de sociedade presentes no Brasil, faremos um breve resumo destas diferentes formas de sociedade e daremos destaque às sociedades por cotas ou sociedades com responsabilidade limitada e as sociedades anônimas de capital fechado e sociedades anônimas de capital aberto.
Sociedade simples
Definimos a sociedade simples como uma sociedade na qual uma pessoa jurídica administra e realiza a atividade principal da empresa, normalmente composta por profissionais da mesma área de formação, como exemplo, empresas formadas por um grupo de advogados, ou uma clínica médica composta por um grupo de médicos. As sociedades simples regidas pelos artigos 982 e 983 do Código civil de 2002, podem ser divididas em sociedades simples pura regidas pelos artigos 997 a 1038 do código civil, a qual os sócios respondem ilimitadamente pelas dívidas da empresa. E as sociedades simples limitadas, regidas pelos artigos 1052 a 1087 do código civil, a qual os sócios respondem limitadamente as dívidas da empresa.
Sociedade cooperativa
As sociedades cooperativas são reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas. Correspondem a empresas formadas por pessoas, trabalhadores ou profissionais da mesma área, com o intuito de criarem vantagem competitiva, fortalecer o negócio por meio do trabalho em cooperação, na qual o trabalho em grupo gera vantagem individual. Neste tipo de sociedade não existe número máximo de participantes, é formada, portanto com número ilimitado de cooperados. O controle de uma sociedade cooperativa é democrático, dessa forma cada pessoa ou cooperado possui um voto e as decisões são tomadas em consenso.
Para exemplificar as possíveis formações de sociedades cooperativas, destacamos as cooperativas de reciclagem, formadas por membros de