Tipos de rochas
A Rocha são uniões naturais de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
2. TIPOS DE ROCHAS
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral. São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas (ignis=fogo), metamórficas e sedimentares.
2.1 Rochas Magmáticas
Rochas Magmáticas ou ígneas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc.
As rochas magmáticas resultam da consolidação e cristalização do magma. O magma é uma substância fluída, total ou parcialmente fundida, constituída, essencialmente, por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis, tais como vapor de água, cloretos, hidrogênio, flúor, e outros.
Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras ou bolsadas magmáticas, a diferentes temperaturas de fusão as quais dependem da composição química do magma, da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha confinante.
As rochas magmáticas ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas;
As Rochas magmáticas intrusivas são as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito (Figura 1) é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
Rochas magmáticas extrusivas são as rochas que são formadas pelo magma solidificado na superfície. Um