Tecnologia da informação no trânsito brasileiro
Alunos:
Jeanderson de Oliveira Souza
Matrícula 1210470400052
IST-Rio
Carlos Hentique Miceli de Oliveira
Matrícula 1210470400039
IST-Rio
Lucas Barros Rodrigues
Matrícula 1210470400028
IST-Rio
Introdução
A Mobilidade urbana é uma questão que ao longo do tempo vem sendo cada vez mais aproximada das temáticas relacionadas aos aprimoramentos e investimentos no transporte público. Mesmo com isso, não devemos deixar de citar a discussão em volta do expansionismo urbano do país que gira em torno dos automóveis. Acreditamos que a tecnologia pode vir a melhorar os centros urbanos e o trânsito neles.
Esse tema de mobilidade urbana está ligado às melhorias no transporte público e é de fato um consenso entre os estudiosos dessa área e tem como potencial alvo a atenção do poder público, embora não deixemos de mencionar que a política de expansão urbana está focada nos automóveis. A aplicação da tecnologia tem como objetivo tornar mais fácil a obrigação diária de transitar nas grandes cidades, e também a aplicação dos ITS (sigla inglesa para Sistemas de Transporte Inteligente) que devem estar contidos também na pauta de mobilidade urbana.
Um trânsito com segurança deve ter base nos cidadãos, (o comportamento enquanto dirige, atitudes e hábitos), infraestrutura (preservação de vias, sinalização) e o automóvel (as tecnologias presentes nele que visam evitar e minimizar as consequências de um acidente). No Brasil é popular o debate em torno dos dois primeiros tópicos citados, os quais não temos como negar que alguns avanços em torno deles já são notáveis. Mas sabem-se também que as mudanças de comportamento e até mesmo na infraestrutura são fundamentais para segurança no trânsito, estes investimentos são aplicados em longo prazo. O trabalho para realização vai necessitar de tempo e insistência visando que as próximas gerações possam colher os frutos desses investimentos.
Vendo por