Tipos de rocha usadas em materiais de construção
Os três tipos de rocha usadas em materiais de construção são: ígneas, sedimentares e metamórficas. Diferentes projetos de construção pedem por materiais com diferentes graus de dureza, durabilidade e estética. Conhecer quais são as melhores pedras para cada uma dessas categorias ajuda a entender melhor qual rocha deve ser usada para os projetos.
Granito
O granito é formado essencialmente de rocha ígnea. Ele é formado pelo magma e é encontrado nas placas continentais da crosta terrestre. Essa rocha contém urânio, por isso emite radiação, mas é considerada segura para uso em construções. A cor varia de rosa a cinza com uma textura de médio a corse. O granito geralmente é polido quando utilizado na construção a fim de torná-lo mais resistente e atraente. É muito usado em superfícies de bancadas e no piso.
Arenito
O arenito é uma rocha sedimentar formada por grãos microscópicos de rochas e minerais, como quartzo e feldspato. É encontrado em uma variedade de cores, incluindo marrom (o mais comum), bronze, amarelo, rosa, vermelho, branco e cinza. Essa pedra é preferencialmente usada em construções devido a sua resistência à intempéries e a facilidade de usá-la. É também uma rocha porosa e resistente ao calor, tornando-a ideal para pisos, paredes, lareiras e calçadas.
Ardósia
A ardósia é um tipo de rocha sedimentar formada de argila e cinza vulcânica. É geralmente encontrada em tons de cinza, mas também pode aparecer em tons de azul, verde e roxo. Essa rocha é extremamente dura e não porosa e é usada em telhas, ladrilhos e calçadas.
Mármore
Feita a partir de minerais de carbonato recristalizados, como a calcita ou dolomita, o mármore é uma rocha metamórfica. É uma pedra não porosa e resistente às intempéries, o que o torna ideal para uso na construção civil. O branco é a cor mais comum, mas também pode aparecer em tons de cinza, rosa, verde, azul, preto, marrom e amarelo. Quando utilizado na construção,