tipos de reprodução
A reprodução assexuada é geneticamente idêntica entre-se, formando o que se chama Clone. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrerem mutação gênica, ou seja, alteração na seqüência de bases nitrogenadas de DNA. A reprodução assexuada está relacionada com a mitose. Nos organismos multicelulares, a reprodução assexuada pode ocorrer por propagação vegetativa, podem dar origem, por mitose, a outros indivíduos. Nos animais, um dos tipos de reprodução assexuada mais freqüentemente observado é o brotamento ou gemiparidade: de um indivíduo inicial brota outro indivíduo, que pode se destacar do primeiro e passar a ter vida independente.
Reprodução Sexuada:
A reprodução sexuada está relacionada com processo que envolve troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Populações formadas por indivíduos geneticamente idênticos, como os originados pro reprodução assexuada, são mais suscetíveis a alteração ambiental. Se ocorrer no ambiente uma modificação que lhes seja desfavorável, todos os indivíduos podem morrer de uma só vez. Isso pode não acontecer com populações formadas por indivíduos que se produzem sexuada, pois a variabilidade genética entre eles é maior.
Espermatozóides:
Os espermatozóides são geralmente células muitas menores do que os óvulos e estão estruturadas de modo a permitir o máximo de eficiência de deslocamento, o que aumenta a chance de eles chegarem ao óvulo.
Óvulos:
Os óvulos de animais são geralmente células grandes e imóveis, que contem em seu interior reserva de nutrientes para o desenvolvimento do embrião. Esses nutrientes compõem o vitelo.
Gametogênese:
A reprodução sexuada começa com a formação dos gametas, processo denominada Gametogênese ocorre nas gônadas, órgãos especializados para essa função. Existem dois tipos de gametogênese: a espermatogênese, que é o processo de formação dos espermatozóides, e a ovogênese ou ovulogênese , que é