A Reprodução e seus Tipos Básicos
Módulo01 - A Reprodução e seus Tipos Básicos
A Reprodução Assexuada ou Agâmica
A reprodução assexuada agâmica é a reprodução em que não se utilizam os gametas feminino (ovulo) e masculino (espermatozoide).Ocorre com a participação de um único indivíduo, que dá origem a outros que são geneticamente idênticos, já que não há troca de material genético. Essa forma reprodutiva é considerada evolutivamente pior, por diminuir as probabilidades de variações nos descendentes.
ex.: bactérias, vírus, entre outros.
A Reprodução sexuada ou gâmica
A reprodução sexuada é a reprodução em que se necessita dos gametas. Acontece com a participação de gametas, o que proporciona maior variabilidade genética, o que é considerado um mecanismo mais interessante do ponto de vista biológico. O gameta masculino (espermatozóide) funde seu núcleo celular com o gameta feminino (óvulo), desta fusão forma-se o ovo ou zigoto, que por sucessivas divisões mitóticas formará um novo organismo. Os gametas são produzidos em órgãos especiais denominados de gônadas: testículos (masculino) e ovários (feminino).
ex.: o ser humano, vacas, besouros, etc.
Casos especias de reprodução
A reprodução consiste no processo de formação de novos seres, semelhantes aos que os originaram. Esta pode ser assexuada, quando há apenas um genitor; ou sexuada, quando há a fusão de gametas oriundos do mesmo indivíduo (autofecundação) ou de indivíduos diferentes (fecundação cruzada). Nesse caso, estamos falando em fecundação.Considerando os padrões mais comuns de reprodução, existem espécies que desenvolveram variações nesta modalidade: são os casos especiais de reprodução.
ex.: Clones, Conjugação, Metâgenese, Neotenia.
Módulo02 - Reprodução Humana
O sistema genital masculino
O sistema genital masculino é composto pela bolsa escrotal, testículos, vias espermáticas (epidídimo, ducto deferente e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas