Tipos de Racismo
Curso de Psicologia
Resenha: As Novas formas de expressão do preconceito e do racismo
Nome:
Ribeirão Preto – Maio de 2012
LIMA, Marcus E. O.; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, pag. 401 – 411. Ano 2004.
O artigo intitulado As novas formas de expressão do preconceito e do racismo e publicado por Marcus Eugênio Oliveira Lima e Jorge Vala tem por objetivo expor as novas formas de manifestação do preconceito e do racismo, diferenciando ambos os conceitos, que surgiram nas organizações democráticas da atualidade.
Após a Introdução, inicia-se um breve panorama conceitual de preconceito e racismo. De acordo com o artigo, Gordon Allport (1954) define preconceito como “uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente”, portanto, há uma miríade de formas sob as quais a atitude preconceituosa pode se manifestar já que são diversos os grupos menosprezados dentro de uma sociedade. Uma representação desse fenômeno é o preconceito étnico ou racial que é aquele voltado contra um determinado grupo ou a indivíduos pertencentes a este grupo que carreguem características fenotípicas contrastantes com as do grupo “preconceituoso”, como: cor da pele; tipo de cabelo; entre outras. Já o racismo é um fenômeno que ultrapassa o campo da cognição e materializa-se em um processo de hierarquização, exclusão e discriminação de indivíduos ou grupos que possuem as características fenotípicas alvo de preconceito racial.
Após a diferenciação, são apresentados os fenômenos chamados, pelos autores do artigo, de novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Acontecimentos históricos como as consequências do nazismo e a Declaração dos Direitos humanos tornaram a expressão pública do racismo repreensível e, por isso, diminuiu gradualmente, ao longo das décadas, a manifestação pública de