Tipos de produção
Os layouts de instalações atuais são projetados com a meta última de produzir produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes.
Planejar o layout da instalação significa planejar a localização de todas as máquinas, utilidades, estações de trabalho, áreas de atendimento ao cliente, áreas de armazenamento de materiais, corredores, banheiros, refeitórios, bebedouros, divisórias internas, escritórios e salas de computador, e ainda os padrões de fluxo de materiais e de pessoas que circulam nos prédios.
Alguns objetivos dos Layouts de Instalações 1. Objetivos para Layouts da Operação de Manufatura * Reduzir o Custo de manuseio de materiais * Garantir espaço para as máquinas de produção * Fornecer flexibilidade de volume e produto * Garantir segurança e saúde para os empregados * Permitir facilidade de supervisão * Permitir facilidade de manutenção 2. Objetivos para os Layouts da Operação de Armazenagem * Promover carga e descarga eficiente de veículos de transporte * Permitir facilidade de contagem de estoques * Promover acurados registros dos estoques
Tipos de Produção
Os processos produtivos associados a cada uma das estratégias mercadológicas também diferem. Se a empresa produz para estoque o processo produtivo se organiza segundo o arranjo físico (layout) por fluxo, também chamado de linear ou por produto; se a empresa trabalha sob encomenda então o layout adequado é aquele onde as máquinas são organizadas de acordo com sua função (arranjo físico funcional ou por processo).
1. Produção por Fluxo
Na produção por fluxo os postos de trabalho são dispostos fisicamente de acordo com a seqüência das operações necessárias à confecção do produto, o que se justifica pela garantia de grandes lotes a serem processados em longos períodos de tempo (figura 1). O layout por fluxo, feito sob medida para o processamento do produto, possibilita elevada produtividade, apesar da relativa