Tipos De Pontes
Uma ponte é um corredor, uma ligação entre margens, elemento unificador de diferenças separadas por um obstáculo seja ele o mar, um rio, um lago ou um desfiladeiro. Ou seja, permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis. Classificam-se as vigas destinadas à passagens de estrada, "pontes de estrada", "pontes de caminho de ferro" dão passagens a vias férreas, e "passarelas e pontes de serviço" destinam-se a dar passagem a pessoas ou veículos.
Com o passar dos anos, a tecnologia utilizada para construção de pontes aumentou, maximizando assim sua eficiência, porém os principais tipos de pontes são quase os mesmos que a humanidade têm usado há séculos.
2. Tipos de pontes.
2.1 Ponte Viga
As pontes em viga são as mais antigas e consistem em uma viga suportada por hastes em cada lado da mesma. É basicamente uma estrutura horizontal rígida colocada sobre duas colunas, uma em cada extremidade. O peso da ponte e qualquer tráfego que houver sobre ela são suportados diretamente pelos postes. O peso vai diretamente para baixo. O tamanho da viga, e especialmente sua altura, controla a distância que essa viga pode atingir sem precisar de uma nova coluna. Ao aumentar a altura da viga, há mais material para dissipar a tração. Uma única viga atravessando qualquer distância está sujeita à compressão e à tração. A parte superior da viga recebe a maior parte da compressão, ao passo que a parte inferior recebe a maior tração. Já o meio da viga quase não recebe nenhuma compressão ou tração.
Existem pontes em viga em dezenas de estilos diferentes. O design, a localização e a composição da tesoura são o que determinam o tipo. podem ser de um só comprimento ou ter várias seções, ser articulada ou gerber, com consoles articulados ou do gerber com baterias laje descansando em vigas de caixa.
2.2 Pontes em arco
A ponte em arco é uma estrutura semicircular com suportes em cada uma das extremidades. O design do arco, o semicírculo, desvia naturalmente o peso da