Tipo de pontes
Ponte representa a ideia de atravessar grandes vãos de terra ou água, assim, "ponte" as lacunas que medem distâncias. Uma ponte conecta dois pontos distantes, reduzindo assim a distância entre eles e levá-los ao seu alcance. As pontes podem ser classificadas pelo uso para qual foram desenhadas ou pelo tipo de estrutura usado na sua concepção.
PONTE TRELIÇA: A treliça é uma solução estrutural simples, elas são compostas de várias pequenas vigas que juntas podem suportar uma grande quantidade de peso e vencer grandes distâncias. A treliça pode ser descrita como um conjunto de triângulos formados por peças retas e articuladas entre si. Uma ponte de treliça é construída por ligação de elementos reta com a ajuda de juntas de pino. Unidades triangulares ligados nas juntas formam o esqueleto de uma ponte de treliça.
Os estilos de treliças mais comuns são a treliça tipo Warren, a Patt e a tipo Home que são opostos. Ponte Treliça Warren: A treliça Warren é talvez a mais comum quando se necessita de uma estrutura simples e continua.
Ponte Treliça Patt:A treliça Pratt é facilmente identificada pelos seus elementos diagonais que, com exibição dos extremos, todos eles descem e apontem para o centro do vão. PonteTreliça Howe: A treliça Howe é oposta da treliça Pratt. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contraria do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem serem um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em