Tipos de Pontes
Denomina-se ponte, dum modo geral, uma obra pela qual uma via de comunicação ou de canalização passa sobre um vale ou depressão do terreno. No entanto, correntemente, a denominação de ponte aplica-se especialmente a obras que atravessam correntes de água.
Se estas obras atravessam vales secos, ou de forma que com as suas obras de apoio não reduzem, em caso algum, a secção de vazão da corrente atravessada, designam-se então por viadutos.
Se o viaduto se estabelece sobre outra via de comunicação chama-se de passagem superior.
Já por aquedutos e pontes canais designam-se as pontes construídas para dar passagem a cursos de água e a canais sobre um vale ou qualquer via de comunicação.
Se a via que dá passagem à água é fechada, e a água circula em carga, a obra designa-se por ponte-sifão.
Denominam-se pontões ou pontilhões, as pequenas pontes com vão geralmente compreendido entre 2 e 5 metros ou para alguns autores, de vão inferior a 10 metros. Se o vão é inferior a 2,5 metros a obra designa-se por aqueduto, designação pouco conveniente por se prestar a confusões, mas que é corrente na terminologia técnica das estradas.
Na classificação das pontes pode admitir-se a seguinte divisão:
- pontes de estrada, que dão passagem a uma estrada - pontes de caminho de ferro, que dão passagem a vias férreas;
- passarelas e pontes de serviço, destinadas apenas a dar passagem a pessoas ou veículos de pequena carga, e que muitas vezes têm caráter provisório.
Por fim, uma ponte diz-se direita ou oblíqua segundo o eixo da via que serve se corta ou não normalmente o eixo do vale ou da via de comunicação que atravessa. Geralmente designa-se esse eixo por eixo da ponte. Diz-se ainda que uma ponte é reta ou curva se o seu eixo longitudinal é reto ou curvo.
1.1 – Conceitos gerais
É uma construção com o objetivo de transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza.
- ferrovia
- rodovia
- passagem para pedestres
Quando o obstáculo não tem