Fundamentos das politicas sociais
Fundamentos das políticas sociais
Participantes:
Isis Bittencourt Albino RA 421493
Uilia Souza da Silva RA 426954
Profª: Ma Edilene Xavier Rocha Garcia
Polo Porto Seguro-Ba, 20 de setembro 2014
Introdução
A realidade da sociedade que vivemos esta traçada por políticas neoliberais, que tem repercutido em um cenário com percentual significativo de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza, onde em muitos casos está ausente a aplicação correta das políticas sociais.
Quando falamos de política e políticas sociais devemos entender que vivemos em um período onde predomina o capitalismo, a busca por enriquecimento é o valor que passa para a sociedade que na sua grande maioria, modela o individualismo e não o coletivismo.
Assim, as políticas sociais, na busca de alterar esse cenário se fazendo valer através delas dos direito de toda a sociedade, tornando as pessoas em cidadãos ativos. Faremos então uma reflexão referente a influência da política dentro do contexto do serviço social, destacando a questão das políticas sociais, e suas interfaces na realidade que se encontra o cenário atual.
Politica A palavra política teve origem na época que os gregos eram organizados em cidades-estados chamados de "polis", do qual se derivam palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos). Depois se estenderam ao latim (politicus) e chegaram ao idioma moderno francês (politique). Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição.
Para Weber (1985) a atividade política se define segundo de três formas, primeiro necessita de um território delimitado, mesmo que pode ocorrer variáveis, o território particulariza agrupamento, sem esse agrupamento não se pode falar em atividade política; segundo, os indivíduos que atuam no interior desse território acabam se comportando de acordo com o território em que estão