Tipos de personalidade
O estudo da personalidade no meio organizacional, trás para os gestores uma oportunidades de explorar, uma área da psicologia que contribui consideravelmente para o sucesso nos resultados empresarias. A diferença do comportamento ocorre visivelmente e varia de individuo para individuo, alguns são calmos, outros agitados, outros agressivos, para sabermos melhor sobre essas personalidades e tirarmos um aprendizado sobre tal assunto, veremos algumas definições de personalidades.
Mas a personalidade não é um conceito simples, como o ser humano a personalidade é complexa e composta por dois fatores que a caracterizam, nomeadamente o temperamento e o caráter. O temperamento é ter a possibilidade de conhecer e aprender mais sobre o indivíduo, permitindo aos gestores identificar os pontos positivos e negativos, de modo a direcionar e alocar os seus recursos humanos nas áreas adequadas e com o grupo ou equipa adequada. Por sua vez, o caráter, muitas vezes confundido com o temperamento, é o aspecto da personalidade que diz respeito a forma habitual e constante de agir de um individuo, sendo que o caráter é formado ao longo da vida de cada ser humano.
Existem dois determinantes que influenciam na característica de cada individuo como, 1. A hereditariedade: fatores genéticos, herdados pelos pais. Os principais aspectos determinados pela genética são: genótipo; ritmos biológicos e fisiológicos; temperamento. 2. O Ambiente: Fatores sócio/culturais, familiares, ambientais, e experiências de vida. Os principais aspectos determinados pelo ambiente são: fenótipo; caráter e valores.
A muito tempo os pesquisadores defendem que a teoria dos traços de personalidades é muito importante