Tipos de personagem
• Apresenta fatos em sequência, numa relação de causa e efeito;
• Os fatos são vividos por personagens, em determinado tempo e lugar;
• Apresenta um narrador que, diante dos fatos narrados, pode assumir dois pontos de vista: o de narrador-personagem ou o de narrador-observador.
O Narrador
Você já aprendeu que quem conta a história é chamado de narrador. O narrador, diante dos fatos pode, pode adotar dois pontos de vista fundamentais, isto é, duas formas de vê-los: o narrador-personagem ou o de narrador-observador.
Ele é chamado NARRADOR-OBSERVADOR, quando ele não participa da história, e faz apenas o papel de um observador, ou seja, ele está fora dos acontecimentos narrados e conta- os sem fazer nenhuma referência a si mesmo. Nesse caso o foco narrativo está em 3ª pessoa.
O narrador-observador apresenta algumas variantes, como por exemplo, o narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre a história, conhece todos os fatos, podendo inclusive antecipar para o leitor algum fato futuro ou revelar os traços, os desejos, os sentimentos mais íntimos de um personagem e o narrador intruso, aquele que fala com o leitor ou que julga o comportamento dos personagens, ou seja, o narrador se intromete na narrativa e comenta as atitudes ou qualquer outro aspecto da história que conta. O NARRADOR-PERSONAGEM participa dos fatos e é também uma das personagens; ele se situa nos acontecimentos e fala de sim mesmo empregando verbos e pronomes na 1ª pessoa. Nesse caso o foco narrativo está em 1ª pessoa O narrador-personagem também apresenta algumas variantes, como, por exemplo, o narrador-testemunha e o narrador-protagonista. O narrador-testemunha vive os fatos narrados como personagem secundária, condição em que pode observar os acontecimentos ou testemunhá-los ao leitor de modo mais direto e verdadeiro. Seu ângulo de visão, entretanto, é limitado; não conseguimos saber o que se passa no pensamento das demais personagens pois esse