Trabalhos
* Turno e noturnos são formas de jornada de trabalho constantes, mas em horários diferentes, sendo em períodos do dia ou da noite.
* Sistemas de trabalho em turno: dentre várias tipos de turno vamos citar dois exemplos:
_ Os PERMANENTES em casos que as atividades são exercidas somente em um horário durante todo o período que estiverem trabalhando na atividade.
_ Os ALTERNADOS em casos que as atividades são exercidas em horários alternados ( matutinos, verpetinos e noturnos). Podendo ser programados em tipos de horas diferentes como:
- Tempo flexível: onde pode se escolher a melhor hora para trabalho diário.
- Horas escalonadas: onde pode se escolher a melhor hora para começar a trabalhar nos horários já existentes.
* Quando e porque geralmente acontece os turnos
Onde o processo produtivo não pode ser interrompido; onde precisa de funcionamento continuo para gerar um lucro suficiente para cumprir prazos de pagamentos de maquinas de valores altos; ou quando se refere a atendimento a população ou vigilância que necessitam as vezes 24hs.
* Efeitos do turnos
Devido a mudanças de ritmos biológicos, diminuição de convívio em alguns horários de lazer que podem ocorrer distúrbios fisiológicos e psicossociais. São mudanças que já são apresentadas já nos primeiros meses, podendo manifestar insônias, sonolência em horários de trabalho, diminuição de humor e outros. Em alguns casos podem levar ao uso abusivo de substâncias para dormir e do álcool.
Exemplos de distúrbios de saúde:
_ Cronobiologia: ritmos distintos de funcionamento do organismo dependendo de cada organismo sendo classificados em 3 tipos:
1° Circadiano: com freqüência próxima de 24h estando presentes em algumas funções do corpo, como força muscular, humor, memória e outros.
2° Ultradiano: com freqüência maior que o Circadiano porém inferior a 24h, e uma das situações esta presente no intervalo de 90 a 100 minutos entre as