Tipos de musculos atps anhanguera
O corpo contem três tipos de músculos – músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. Podem ser classificados em voluntários ou involuntários, com base no tipo de controle exercido sobre sua atividade.
As contrações dos músculos voluntários são normalmente de controle consciente do individuo. Entretanto, sob diversas condições, as contrações dos músculos voluntários não requerem um propósito consciente.
As contrações dos músculos involuntários não estão geralmente sob controle consciente do individuo. Mas propriamente, eles não são governados pela porção do sistema nervoso conhecida como sistema nervoso autônomo, bem como hormônios e por fatores intrínsecos à própria musculatura.
Músculo Esquelético Como o nome indica, a maioria dos músculos esqueléticos esta fixada aos ossos do esqueleto. As contrações do músculo esquelético exercem força nos ossos e então eles se movem. Consequentemente, o músculo esquelético e responsável por atividades tais como andar e manipular objetos no meio externo. Os músculos esqueléticos também são referidos como músculos estriados. Os músculos esqueléticos são os únicos músculos voluntários do corpo. Eles se desenvolvem dos somitos, que são massas embrionárias de células mesodérmicas. Apenas uma parte dos somitos, chama de miótomo, diferenciam-se em células musculares, formando os músculos esqueléticos do tronco, da cabeça, dos membros. Cada músculo esquelético é composto de numerosas células musculares individuais, chamadas de fibras musculares. As fibras musculares são mantidas unidas por delgadas bainhas de membranas de tecido conjuntivo chamadas fáscias. A fascia que envolve o músculo todo é chamada de epimísio. Os vasos sanguíneos e nervos passam no músculo com as bainhas de fáscia para alcançar cada célula muscular. Formam-se leitos capilares entre as células musculares e cada célula é suprida pro um ramo de uma célula nervosa.
Músculo Liso O músculo liso é assim denominado por que suas