Tipos de Madeiras para móveis
O que utilizar em móveis sob medida?
Este artigo foi criado afim de esclarecer os tipos de materiais (madeira) existentes no mercado para a fabricação de móveis sob medida e não deixar dúvidas na hora de avaliar custo x benefício ao investir no mobiliário de seu ambiente residencial ou comercial. É um assunto mais técnico, mas vale a pena estar atento, tendo em vista que muitas lojas oferecem um bom preço com material de péssima qualidade, onde o cliente nem sabe o que realmente está comprando.
Aglomerado
As placas de aglomerado começaram a ser fabricadas no Brasil em 1966, e até hoje este material é aplicado em estrutura de móveis (base, tampo e laterais), portas e divisórias, entre outros. Entre as vantagens deste material é que ele não propaga chamas e não empena. Porém, não é um material resitente, pois não aguenta receber pregos e nem parafusos que não sejam apropriados, pois pode rachar as placas, e em função disso, é necessário usar dispositivos de montagem como calhas, cavilhas e colas.
O aglomerado é um painel feito com partículas de pinus aglutinadas com adesivo sintético, uma espécie de cola. Tem pouca durabilidade e nenhuma resistência à umidade.
Material de baixo custo.
Compensado
Existem dois tipos de compensado:
O compensado laminado é feito com lâminas de madeira, em geral de pinus ou de virola, coladas e prensadas para formar chapas com espessura de 4 a 20mm. Tem boa resistência mecânica.
O compensado sarrafeado, as lâminas internas são coladas em um sentido e a chapa externa é prensada em sentido diferente, o que deixa a placa mais resistente.
As vantagens de se trabalhar com o compensado laminado são praticamente as mesmas do compensado sarrafiado. Por ter em sua composição lâminas de madeira montadas de forma cruzada, proporcionando grande resistência.
Detalhe: Estar sempre atento à qualidade do compensado, que varia conforme o fabricante. Estes dois tipos de compensados,