Trabalho
A madeira pode ser considerada como um dos elementos mais antigos na construção civil. Existem fatos que comprovam que desde o período neolítico os homens já utilizava a madeira para fazerem suas casas, cercar animais e montarem locais apropriados para guardarem seus alimentos, uma vez que começaram ter moradia fixa. Com o passar do tempo foram formando-se aldeias construídas em madeiras, observando-se certa técnica para a construção utilizando esse material. Nesse período também pode destacar que o uso da madeira foi além de construções, uma vez que foram utilizadas para construíram armas (lanças, arco, flecha etc...), e canoas, que seriam utilizadas em caças, e por fim se aquecerem do frio, com fogueiras. Com o passar dos séculos ocorrem mudanças quanto ao uso da madeira na construção civil, houve avanços significativos na forma de como a madeira era cortada, devido à evolução das técnicas de serragem.
A idade média foi o período em que mais usufruíram do uso da madeira, uma vez que ela servia de combustível para produções metalúrgicas (cal, gesso, vinhos), construções de grandes navios, instrumentos de trabalho, a grande maioria na parte agrícola, moveis e utensílios domésticos em geral e certos tipos de armamentos. A forma de como a madeira e aplicada tanto na construção civil, quanto em outros aspectos variam de lugar pra lugar, devido a grande variação cultural existente no mundo.
Uso da madeira em algumas partes do mundo
Noruega: Devido ao clima extremamente frio, a madeira é principal elemento de construção, devido a sua propriedade de isolante térmico. Os Vikings utilizavam a madeira para construção de seus barcos.
Estados Unidos: Pode ser considerado o país que mais utiliza a madeira para construções civis. Um dos motivos se deve ao fato de ser uma construção mais rápida, baixo custo em relação a casas de alvenaria, mão de obra escassa. A cultura do país possui uma resistência a obras convencionais