Tipos de Gesso - Odontologia
Data: 06/02/2015.
Acadêmico: Felipe P Carelles.
Professor: Rodrigo Simões.
Turma: XXVIII – 3° Período.
Disciplina: Materiais Dentários.
Introdução
A gipsita (principal componente do gesso) é um mineral encontrado em várias partes do mundo. É também obtida como subproduto de alguns processos químicos. Quimicamente, este mineral, usado para fins odontológicos, é basicamente um sulfato de cálcio diidratado (CaSO4 – 2H2O).
Os produtos da gipsita são usados na odontologia no preparo de modelos de estudo das estruturas orais e maxilo faciais e como um importante auxílio nos procedimentos de laboratório que envolvem a confecção de próteses dentárias.
Vários tipos de gesso são usados para produzir moldes e modelos a partir dos quais próteses e restaurações são feitas.
Tipos existentes de Gessos Odontológicos:
Gesso para Moldagem (Tipo I):
Estes materiais para moldagem são compostos de gesso Paris, ao qual foram adicionados modificadores para regular o tempo de presa e a expansão de presa.
Gesso para Modelo (Tipo II):
Usado principalmente para preencher a mufla na construção de uma dentadura, quando a expansão de presa não é crítica e a resistência é adequada.
Gesso-Pedra (Tipo III):
Indicado para a construção de modelos, na confecção de próteses totais que se ajustam aos tecidos moles, pois apresentam uma resistência adequada para este propósito e é fácil remover a prótese após sua conclusão.
Gesso-Pedra de Alta Resistência (Tipo IV):
Os principais requisitos de um troquel são resistência, dureza e um mínimo de expansão de presa. A dureza deste gesso aumenta mais rapidamente que a resistência à compressão, uma vez que a secagem da superfície é mais rápida. Esta é uma vantagem pois a superfície resiste mais a abrasão enquanto o corpo do troquel é menos sujeito a uma fratura acidental.
Gesso-Pedra, Alta Resistência, Alta Expansão