Tipos de estaca na construção civil
Introdução
Entende-se como muros de arrimo as estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical. Além disso, tem como apoio as fundações rasas ou profundas. Sua composição pode ser de alvenaria, concreto, ou ainda de elementos especiais, como o aço. Os muros de arrimo se dividem em vários tipos: de gravidade, flexão, pneus, fogueira, com ou sem tirantes e muros com estacas prancha.
Muros de Gravidade: São estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio, geralmente são utilizados para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.
Muros de Gabião: São constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras (manualmente), e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2m e seção transversal quadrada com 1m de aresta.
Muros em Fogueira (“crib wall”): São estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente. O espaço interno é preenchido com material granular graúdo. São capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade. São constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume).
Esta técnica tem se mostrado promissora devido ao baixo custo e pelo fato de não requerer mão de obra ou equipamentos especializados, um muro de arrimo de solo-cimento com altura entre 2 e 5 metros tem custo da ordem de 60% do custo de um muro de igual altura.
Muros de Pneus: São construídos de camadas horizontais de pneus amarrados entre si com corda ou arame, e preenchidos com solo compactado, funcionam como muros de gravidade. Vantagens: reuso de