3 Lista 3 PC
Alunos: Carlos Alberto Ferreira Dos Anjos – RA: 8411999886
Douglas Dos Santos Wiggers – RA: 8208973403
Flávio Ramos Do Rêgo – RA: 8409163427
Johnathan Gabriel Eckel – RA: 8094895755
Rhegis Darcy Do Nascimento – RA: 8075824193
TADS 1ª FASE
Atividade - Sistemas Operacionais
1. O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
Concorrência é o princípio de um projeto e implementação dos sistemas multiprogramáveis onde processar e executa instruções em paralelo com operações de E/S. Possibilitando a utilização da UCP , quando o programa perde o uso do processador e depois retorna o processamento, o programa deverá continuar sua execução na instrução seguinte a em que havia parado.
2. Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
Porque é em função desse mecanismo que o sistema operacional sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos.
3. Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.
A interrupção é causada por um evento externo e no final de cada instrução a UC analisa se ocorreu algum erro ou se há algo de errado. Caso haja algum erro, o sistema para com a execução seja qual for, e começa com um tipo de tratamento a interrupção, que serve como um programa que busca encontrar e corrigir o erros ocorridos, só então dando continuidade as instruções.
4. O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
Os síncronos são decorrentes da execução de um programa e podem ser previstos pois só podem ser executados um de cada vez. Os eventos assíncronos não são relacionados a execução e são imprevisíveis e podem ocorrer varias vezes sem que se perceba. A interrupção é um evento assíncrono enquanto uma exceção é um evento síncrono. 5. Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção.
Algo que