Tipos de esforsos
Um item muito importante no estudo de resistência dos Materiais é a identificação dos esforços que estão agindo numa peça ou estrutura. Sem isso o projeto não pode seque ser iniciado, pois as formulas utilizadas dependem do tipo de esforço, ou combinação de esforços atuantes.
Quando um sistema de forças atua sobre um corpo, o efeito produzido é diferente segundo a direção e sentido e ponto de aplicação destas forças. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados em esforços normais ou axiais, que atuam no sentido do eixo de um corpo, e em esforços transversais, atuam na direção perpendicular ao eixo de um corpo. Entre os esforços axiais temos a tração, a compressão e a flexão, e entre os transversais, o cisalhamento e a torção.
Por isso, vamos identificar esforços básicos estudados em Resistência dos Materiais:
TRAÇÃO - solicitação que tende a alongar a peça no sentido da força aplicada. Ex: cabo de aço em guindastes. COMPRESSÃO – solicitação que tende a encurtar a peça no sentido da força aplicada. Ex: Colunas de estruturas metálicas, pés da mesa.
CISALHAMENTO – solicitação que tende a deslocar paralelamente e em sentido oposto, duas seções contíguas de uma peça. Ex: corpo de rebites. FLEXÃO – solicitação transversal à peça que tende a modificar o eixo longitudinal tornando-o curvo. Ex: vigas em estrutura TORÇÃO – solicitação que tende a girar as seções de uma peça, uma em relação ás outras. Ex: eixo que transmite potência.
SOLICITAÇÃO COMPOSTAS - Um corpo é submetido a solicitações compostas quando atuam sobre eles duas ou mais solicitações simples. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA