Ergonomia
ERGONOMIA
ERGON - (trabalho)
NOMOS - (estudo das regras e normas)
Ergonomia: palavra de origem grega que estuda a adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
Definição oficial: "A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida." (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969).
A ergonomia surgiu para facilitar o trabalho e suas condições para trabalhar de acordo com os espaços: físicos, ruídos, iluminação, vibrações, postura, desgastes de energia, estresse, treinamento, comunicação, trabalho em grupo, cultura organizacional, fadigas, cargas de trabalho, aspecto de manuseio de materiais, que serão futuramente citados na NR -17. Nas empresas percebem-se três tipos de ergonomia: de correção, de concepção e de conscientização. Correção: tentar melhoras as condições de trabalho e também tentar impor limitações. Concepção: ligar os conhecimentos do homem a tudo que contém no processo: máquinas, ferramentas, sistema para produção, postos de trabalho e seus mobiliários etc. Conscientização: é quando a empresa realiza treinamentos adequados para que o trabalhador adote as medidas corretas e entenda o que acontece quando não são realizados corretamente.
Ciência do Conforto = Ergonomia A Ergonomia também conhecida como a ciência do conforto é a responsável pelo aumento da produtividade das empresas de pequeno e de grande porte e da qualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições