Tipos De Equipamentos Individuais E Como S O Usados
Os tipos de equipamentos de proteção individual utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:
• Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
• Proteção respiratória: máscaras e filtro;
• Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
• Proteção da cabeça: capacetes;
• Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
• Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
• Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.
Onde São Usados:
Abafadores de ruídos ou protetores auriculares- Protege o trabalhador contra barulhos acima dos níveis de decibéis recomendados, contra a entrada de água ou vento excessivo.
Máscaras e Filtro- Oferece proteção aos olhos e face contra impactos de partículas. Desenvolvido para filtragem e separação de partículas como fumaça, vapores orgânicos e gases maléficos a respiração humana do oxigênio respirado pelos pulmões.
Óculos e Viseiras – Usado para ter ampla visão, para proteção dos olhos contra luminosidade intensa, contra o impacto para soldagens e fundições e proteção UVA e UVB. Existem algumas recomendações de uso de óculos de segurança para proteção dos olhos. A substituição do óculos pela viseira protege não somente os olhos do aplicador mas também o rosto.
Capacetes- Usado para fornecer proteção para a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais e usado para proteção contra choques elétricos. Luvas e Mangotes- Luva deve ser impermeável ao produto químico. Produtos que contêm solventes orgânicos, como, por exemplo, os concentrados emulsionáveis, devem ser manipulados com luvas de BORRACHA NITRÍLICA ou NEOPRENE, pois estes materiais são impermeáveis aos solventes orgânicos. Luvas de LÁTEX ou de PVC podem ser usadas para produtos sólidos ou formulações que não contenham solventes orgânicos.
Sapatos,