Tipos de enérgia
É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia. Vantagens e desvantagens da utilização de energia hídrica:
Vantagens:
Há produção de energia elétrica sem necessidade de poluição.
Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo).
Possível regulação do fluxo de inundações de um rio.
Desvantagens:
Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitetônico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidroelétrica não é considerada uma energia renovável
Energia Fóssil
Formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
Carvão - rocha sedimentar que resulta da decomposição, em ambientes sem oxigênio, de detritos vegetais que caíram em lagunas. O processo que leva à formação do carvão chama-se incarbonização.
Petróleo - Fluido viscoso de origem orgânica, de cor negra,