Tipos de energias
O conceito de energia é por extensão o seu princípio de conservação constitui-se num dos conceitos centrais da Física, permitindo a compreensão de uma ampla variedade de fenômenos, assim como a resolução de inúmeros problemas de interesse teórico e prático.
Na antiguidade, já existia suspeitas a respeito da conservação de alguma medida fundamental. A conservação da Energia diz que a mesma pode ser transformada a ou transferida, mas nunca criada ou destruída. Este princípio da conservação da energia é a conservação de energia mecânica.
Existem determinado sistema mecânico, em que formas de energia que venham estar relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presente, e com isso pode-se dizer que esta energia total do sistema é completamente mecânica. E esta lei ou principio da conservação de energia mostra que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante.
2. PRINCIPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA O Princípio da Conservação da Energia diz que “a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída”.
Determinado sistema mecânico, em que formas de energia relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica. O Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial. Embora a energia mecânica seja sempre constante, a quantidade de cada um de seus componentes pode sofrer variação de tal modo que a energia total permaneça constante. Podemos identificar uma transformação de um tipo de energia em outro. Inicialmente um objeto possui energia potencial gravitacional, que é a energia de interação entre a massa do objeto com a massa da Terra. A energia potencial gravitacional de um objeto, que é diretamente proporcional ao produto de sua massa, da aceleração da