Estudo de caso mac
Estratégia de Empresas
Estudo de Caso: McDonalds
Tendências, Análise SWOT e Cadeia de Valor
Nomes: Danilo da Silva Junqueira Gláucia Pereira da Silva Moara Gonçalves Marques Patrícia Carla Guillhermitti
Tendências
O McDonalds é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo, com mais de 34.000 restaurantes que servem quase 69 milhões de pessoas em 119 países a cada dia.
O mercado de alimentos no Brasil fornece, em média, 62 bilhões de refeições por dia e a alimentação fora do lar corresponde a 24% do orçamento doméstico, fazendo com que o mercado alimentício componha o maior sistema logístico do país.
Porém, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que os frequentadores das praças de alimentação, ao mesmo tempo em que buscam uma comida rápida, também estão preocupados com o conteúdo nutricional da refeição.
Isso acontece porque os consumidores da Geração Digital, devido ao fácil acesso à informações e aos maiores níveis de escolaridade, são muito mais críticos. A estrutura etária e familiar, o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a redução da taxa de natalidade e o aumento de expectativa de vida promovem alterações de comportamentos que motivam mudanças alimentares, ou seja, as pessoas estão vivendo mais e querem que seja com saúde.
Com essa nova demanda surgem tendências alimentares na qual as indústrias deverão ficar mais atentas, são elas: sensorialidade e prazer; saudabilidade e bem estar; convivência e praticidade; confiabilidade e qualidade; sustentabilidade e ética.
As redes que levantam a bandeira da saudabilidade, como Wraps, Seletti, Go Fresh e Salad Creations, têm hoje um crescimento acima do mercado. Um dos motivos é o fato de a comida saudável ter se tornado prioridade no setor. Se um Shopping Center hoje tem uma praça de alimentação lotada e várias empresas querendo um espaço, a preferência é das