Tipos de energia
Também conhecida como energia Hídrica ou hidrelétrica, consiste em uma represa ou barragem que armazena a água à uma altura mais elevada, ou até mesmo o aproveitamento de quedas d’água. Assim, a energia potencial e energia cinética são convertidas em energia mecânica e através de uma turbina é finalmente transformada em energia elétrica.
Vantagens:
- Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia.
- É uma fonte de energia renovável.
- A água represada pode, dependendo do projeto, ser usada para irrigação de plantações nas proximidades da usina.
- Através da represa é possível regular a vasão do rio.
- Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
- Como não há uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final não sofrem grandes alterações, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis.
Desvantagens:
- Em época de pouca chuva nas cabeceiras dos rios, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica.
- Se a represa é construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, há grande transtorno para estas populações, pois estas devem ser deslocadas para outras áreas.
- Quando há construção de represa em região de mata ou floresta, ocorre impacto ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas.
- O aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens pode afetar a vida nos ecossistemas dos rios.
Atualmente cerca de 75% da energia elétrica produzida no Brasil, provém das usinas hidrelétricas.
Energia Fóssil
Provém da queima dos combustíveis fosseis, são eles, carvão petróleo e gás natural, são de origem mineral, produzidos pela decomposição de plantas e animais.
Vantagens:
-Os combustíveis fósseis têm um valor muito alto em termos de eficiência energética. Assim, a queima de 1 g de combustíveis fósseis libera enorme