Tipos de Educação em Saúde
A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica que coloca o cotidiano do trabalho – ou da formação – em constante análise, construindo espaços coletivos para a reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano. O objeto de transformação é o sujeito no processo de trabalho, orientado para melhoria da qualidade da atenção à saúde.
A lógica da Educação Permanente em Saúde é descentralizadora, ascendente e transdisciplinar, visa promover a democratização institucional, incentivar a capacidade de aprendizagem e o enfrentamento criativo das demandas e necessidades de saúde.
Inovar nas ações de educação em saúde, colocar em pauta o modo de pensar e sentir dos trabalhadores e gestores, criar capacidade de sair de si mesmo para entender a lógica do outro e, a partir disso, reconstruir a história do sujeito - respeitando a sua singularidade - e das instituições - enquanto espaço coletivo de decisão democrática viabiliza um trabalho efetivo de Educação Permanente.
A proposta de Educação Permanente em Saúde opera sobre as práticas profissionais com o intuito de formar para transformar, tomando como cenário o campo da gestão, do ensino, da atenção e do controle social em saúde.
A implantação e o desenvolvimento de uma política de Educação Permanente em Saúde não é tarefa fácil, porque envolve uma série de fatores inerentes aos métodos, à compreensão de quem conduz os processos na instituição, à construção dos