Gestão de Risco
1) O que é risco, no contexto da tomada de decisões financeiras?
Resposta: Risco é a possibilidade de perda financeira. Os ativos considerados mais arriscados são os que oferecem maiores possibilidades de perda financeira. A palavra risco é usada como sinônimo de incerteza e refere-se à variabilidade dos retornos associados a um ativo.
2) Fazer uma comparação entre as classificações de risco:
a) Riscos específicos de uma empresa industrial e riscos para uma instituição financeira;
b) Riscos específicos de acionistas de uma empresa comercial e riscos para um fundo de investimento. Resposta:
a) Riscos específicos de uma empresa industrial e riscos para uma instituição financeira;
Risco operacional – A possibilidade de que a empresa não seja capaz de cobrir seus custos de operação. Seu nível é determinado pela estabilidade das receitas da empresa (fixos) e pela estrutura de seus custos operacionais (variáveis).
Risco financeiro – A possibilidade de que a empresa não seja capaz de saldar suas obrigações financeiras. Seu nível é determinado pela previsibilidade dos fluxos de caixa operacionais da empresa e suas obrigações financeiras com encargos fixos.
b) Riscos específicos de acionistas de uma empresa comercial e riscos para um fundo de investimento
O risco da taxa de juro pode ser significativo no resultado geral dos investimentos, pois uma grande variação desse indexador poderá levar a resultados dos investimentos de renda variável muito distantes dos investimentos em renda fixa, em um movimento favorável ou não.
Os investimentos em ações, ao contrário dos anteriores, resumem claramente a ideia de investimento de renda variável, agregando certo risco à operação. Ao comprar uma ação, espera-se obter retorno tanto pela renda que os administradores da empresa distribuem na forma de dividendos e outros proventos, como em muitos casos, principalmente, pelo ganho de capital (aumento do preço da ação no mercado).
Nenhuma dessas