tipos de defeitos que podem ocorrer em uma superfície de um sólido.
Associe esses defeitos a processos de adsorção e desorção e utilize o conceito de isotermas de Langmuir para explicar como os defeitos podem interferir em processos de catálise heterogênea. Diferencie adsorção de quimisorção e suas consequências em processos de catálise heterogênea.
1 durante a solidificação os metais sofrem o rearranjo de seus átomos que determina a estrutura cristalina dos mesmos. Dependendo do modo com que o liquido transforma se em solido podem ocorrer defeitos no empilhamento e organização dos átomos. Resultando em imperfeiçoes estruturais.
2 O defeito mais simples a ser analisado e a vacância. As vacâncias são os vazios pontuais causados pela ausência de átomos em algumas posições da rede cristalina esse tipo de defeito pode ser produzido durante o processo de solidificação como o resultado de perturbações locais no crescimento do cristal. Neste caso á Adsorção física, onde a molécula adsorvida na superfície, na fase gasosa, não forma uma interação forte com a superfície.
3 Utilizando o conceito de isotermas de Langmuir
O número de sítios ocupados na superfície pela molécula adsorvida no equilíbrio, em uma determinada temperatura, T, dependerá da pressão, P, do gás. Quando considerando isotermas de adsorção é convencional adotar uma definição da cobertura da superfície (q), o qual define que o máximo de saturação da cobertura da superfície de um adsorbato particular em uma dada superfície é igual a unidade, qmáximo=1. A dependência da taxa de cobertura/ocupação, q, com a pressão a uma determinada temperatura é denominada de isoterma de adsorção. q é a razão entre o número de sítios da superfície ocupados pelo adsorvato (NS) e o número total de sítios de adsorção do substrato (N). Quando q atinge o valor 1, então diz-se que foi formada uma monocamada.
Se o impacto for em um sítio de adsorção livre então haverá formação de uma