TRAB2
FAHOR
Roger dos Santos, Marieli Lehner, Daniel Ribeiro, Jamile Seidel, Nicole Fritzen
ATIVIDADES
1. Estruturas cristalinas são arranjos regulares, tridimensionais, de átomos no espaço. A regularidade com que os átomos se agregam nos sólidos decorre de condições geométricas impostas pelos átomos envolvidos, pelo tipo de ligação atômica e pela compacidade. Essas estruturas cristalinas observadas nos sólidos são descritas através de um conceito geométrico chamado rede espacial, e podem ser explicadas pelo modo como os poliedros de coordenação se agrupam, a fim de minimizar a energia do sólido.
2. Formação de ligas metálicas.
Diferenças de ductilidade entre diferentes metais.
Mecanismos de tenacificação (melhora de propriedades mecânicas) em metais.
Comportamento mecânico em baixas e altas temperaturas.
Difusividade atômica.
Alotropia é a propriedade que alguns elementos químicos têm de formar uma ou mais substâncias simples diferentes. São alótropos: carbono, oxigênio, fósforo e enxofre.
3. A propriedade que alguns elementos químicos possuem de existir em 2 ou mais formas moleculares diferentes, chamados de alótropos destes elementos, onde os átomos estão ligados de maneira diferente.
4.Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade na qual os átomos ou íons se dispõem em relação à seus vizinhos. Em gases, como o Ar e outros gases nobres. Se confinados, os gases não apresentarão nenhuma ordem entre seus átomos constituintes. Ordenamento a curto alcance. Ângulos, distâncias e simetria com ordenação a curto alcance. Ocorre na H2O, que apresenta uma orientação preferencial, no vidro e no polietileno em materiais não cristalinos ou amorfos.
5. Célula unitária são estruturas ideais apresentam baixa energia e maior empacotamento, já as reais compreendem os defeitos possíveis nas ideais.
6. Existem diferentes tipos de células unitárias, que dependem da relação entre seus ângulos e arestas.