Tipos de Cultivos
TIPOS DE CULTIVOS
MONOCULTURAS
Definição
Monocultura é a produção ou cultura de apenas uma especialidade agrícola.
Exemplos e características
A monocultura geralmente ocorre nos latifúndios (grandes propriedades agrícolas com baixa produção). Exemplo: Numa fazenda ocorre apenas a produção de soja.
Quando um país é monocultor, não é algo positivo, pois ele ficará dependente apenas deste produto. Quando o preço no mercado internacional cai, a demanda diminui ou ocorrem alterações climáticas que prejudicam a produção, a economia do país fica vulnerável.
Monocultura na História do Brasil
Nos séculos XVI e XVII, período colonial, o Brasil ficou muito dependente da monocultura da cana-de-açúcar. Embora ocorresse a produção em pequena escola de outros gêneros agrícolas, quase toda produção era voltada para a cana-de-açúcar.
POLICULTURAS A policultura é um método agrícola também conhecido como cultivo misto. Ao adotar a policultura, o agricultor dedica às terras agrícolas ao plantio de várias culturas ou à criação de diversos animais ao mesmo tempo. Esse método pode ser utilizado em uma fazenda com plantações ou em um simples jardim. Ele tem muitas vantagens, bem como desvantagens, quando é aplicado.
CULTIVO DE SUBSISTÊNCIA Apesar de a expansão do modo capitalista de produção agrícola ter intensificado a mecanização do campo, a utilização de defensivos e a introdução da genética e da biotecnologia, a agricultura de subsistência continua sendo praticada em vários países do mundo, em especial no continente africano, asiático e na América Latina.
A agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.
Essa vertente de produção é desenvolvida, normalmente, em pequenas propriedades