Tipos de conhecimentos
Ao longo de toda existência o homem vem acumulando conhecimento desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência. O conhecimento chega a ser uma necessidade, uma capacidade inerente ao ser humano. O conhecimento é o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece naturalmente , pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de fontes, sensações, percepção, imaginação, memoria. Para o escritor Aristoteles o conhecimento só acontece quando sabemos qual a causa e o motivo dos fenômenos. Para se produzir conhecimento, nos devemos objetivar a produção de hipóteses, modelos, e teorias, o que pode ser alcançados através da coleta de dados e informações sobre um determinado assunto. Dessa forma passa a avançar o que se deseja aprofundar, sem deixar passar despercebido. Deve- se procurar familiarizar-se com o mundo natural, reconhecendo suas diversidades, perceber a relação entre a ciência e a tecnologia, levando em conta que essas são empreendementos humanos, e como tais, sujeitos os erros e limitações, adquirindo com base nelas, a capacidade de pensar de acordo com as exigências do rigor cientifico. Esgotar todas as duvidas de um tópico, antes de iniciar outro, o que nos manterá em nossa linha de raciocínio.
1.1 CONHECIMENTO EMPÍRICO
É o conhecimento que adquirimos no decorrer do dia. É feito por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias. É caracterizada pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos.
Essa forma de conhecimento é adquirida também por experiência que vivemos ou que presenciamos que, diante do fato, obtemos conclusões. É uma forma de conhecimento superficial, sensitiva, subjetiva, acrítica e assistemática.
O conhecimento empírico é aquele que não precisa ter comprovação cientifica e esta também não tem importância. O fato é que se sabe e pronto, não precisa ter um motivo de ser.
Fundamentado apenas na experiência.