Tipos de conhecimento
Curso Direito Matutino MA
Unidade Mitaí
Disciplina Metodologia Científica
Professor Valdir
Acadêmico Abel Silva Vitorino
Tipos de conhecimento
Introdução
O conhecimento é inerente ao ser humano. Desde cedo, este procura conhecer o mundo que o cerca. Valendo-se dos sentidos, recebe e interpreta informação do mundo exterior.
Quando nascemos; nascemos num meio preparado, chamado cultura. A partir daí, recebemos informações de familiares, professores, amigos, etc., então passamos a formular conhecimentos, crenças e valores. É fato que, o conhecimento nasce das relações e interações das pessoas.
A etimologia da palavra conhecimento vem do latim cognoscere, que significa conhecer pelos sentidos. Desta forma, é estabelecida uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.
Neste trabalho trataremos dos tipos de conhecimento, e suas correlações. Daremos ênfase ao conhecimento científico e sua importância para o mundo pós-moderno, como também discorreremos sobre algumas escolas científicas que apresentam métodos e crenças para obtenção de conhecimento.
1.Os 4 tipos de conhecimento
1.1. Conhecimento popular “É o conhecimento vulgar ou popular, adquirido de forma espontânea, por meio das relações e interações entre as coisas e os seres humanos”. (LAKATOS e MARCONI, 2007, p.17). Esse tipo de conhecimento é informal, fundamentado nas emoções e sentimentos. Os valores do sujeito refletem no objeto de estudo.
Segundo Ander-Egg (1978:13-4) o conhecimento popular é caracterizado por: a) Superficial - de acordo com aparência; b) Sensitivo – depende da vivência, emoções; c) Subjetivo – conforme os sentimentos das pessoas; d) Assistemático – não há sistematização; e) Acrítico – não há discussão sobre eles.
1.2 Conhecimento filosófico Assim como o conhecimento popular, o filosófico é valorativo, o seus princípios são hipotéticos e submetidos a experiências e não experimentação. É