Reciclagem de óleo
Reciclagem de óleo de cozinha
2- Justificativa
A reciclagem dá origem a produtos ecologicamente corretos e estimula a geração de renda e emprego, além de reduzir os impactos ambientais causados quando o óleo é descartado na natureza.
É possível evitar danos ao meio ambiente e transtornos como entupimento de tubulações ao reaproveitá-lo para a confecção não apenas de sabão mas de diversos produtos como graxa, massa para vidros e biodiesel. A coleta seletiva de lixo é uma operação essencial para a preservação do meio ambiente. O óleo de cozinha usado, embora seja regularmente coletado em grandes quantidades, nos restaurantes e pela indústria de alimentos, nem sempre recebe o tratamento correto nas residências.
a. Delimitação
Inicialmente o projeto terá como foco principal um condomínio de São Paulo, onde residem 3.000 pessoas. Uma equipe de representantes do projeto ficará todas as quartas feiras em um stand que será montado no condomínio, coletando o óleo usado, que deverá ser entregue em garrafas PET.
b. Relevância
O projeto pretende além de fazer a coleta do óleo usado, reciclá-lo transformando-o em sabão. A reciclagem será feita por um grupo de pessoas de uma comunidade carente de São Paulo. Os moradores da comunidade previamente organizados, irão fabricar o sabão, que será vendido por eles para custear as demais despesas da fabricação e gerar renda para a comunidade.
Como forma de incentivo à reciclagem do óleo, serão distribuídas amostras de sabão de 100 gramas aos condôminos que entregarem seu óleo usado no stand.
3- Problema
No Brasil existem varias iniciativas para a reciclagem do óleo de cozinha, porem são insuficientes e não atingem a maior parte da sociedade, desse modo o destino mais comum do óleo de cozinha, após ser utilizado, é o ralo da pia. Esse hábito, porém, contribui para o entupimento de tubulações e para a poluição das águas. De acordo com a Sabesp, apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20