Tipos de Conhecimento
Direto e imediato - experiência não refletida Não sofrem revisão - tornam-se dogmáticos superficial - não busca significados ocultos Conhecimento do senso comum
Conhecimento derivado do trato prático e utilitário com o mundo dos meios(objetos)e fins(valores culturais)
.Por ser produzido de forma desordenada e circunstancial, é impreciso, fragmentário, frágil e acrítico
Conhecimento do oculto
É mediato - constrói um raciocínio para chegar a uma visão mais abrangente do mundo, é metódico
é dinâmico - está sempre em processo de revisão Não é reducionista - baseia-se na totalidade para entender cada fato dentro do conjunto de relações a que ele pertence.
Conhecimento Mítico
Intuição compreensiva da realidade;forma espontânea do homem situar-se no mundo e explicar os fenômenos da natureza e a si mesmo a partir do sagrado, do sobrenatural.
Enquanto comunicação é uma narrativa em linguagem simbólica
Conhecimento Filosófico
Conhecimento resultante de um processo de reflexão rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta com a finalidade de indagar sobre as razões de ser, o sentido e significado de tudo que existe, inclusive sobre o conhecimento e a verdade. Conhecimento Científico
Conhecimento resultante da investigação sistemática, metódica e rigorosa, típica da ciência, cuja finalidade é a de desvendar os nexos causais entre os fenômenos ( naturais e sociais. Forma de conhecimento que aspira a objetividade, devido a sua racionalidade tem preocupação em evitar ambigüidade utilizando uma linguagem precisa.
Conhecimento Religioso
Conhecimento resultante de uma atitude de fé e confiança na autoridade divina, responsável pela ordenação do mundo e dos homens; referência segura do verdadeiro, do bom e do justo. Não se dirige ao intelecto dos homens, mas aos seus sentimentos.
Conhecimento teológico
Reflexão sistemática e metódica sobre a experiência de fé que se da na vida
concreta,