Equoterapia Finalizado
Titulo: EQUOTERAPIA: UM NOVO PASSO PARA UMA NOVA VIDA
Linha fina: A incrível evolução de pacientes que usam a equoterapia como forma de tratamento
(colocar a foto 01) A Equoterapia, terapia com cavalos, vem ganhando espaço dentro e fora do país. Ela se assemelha ao Hipismo, que também usa o mesmo animal como forma de terapia, a diferença básica é que na equoterapia, os cavalos não fazem peripécias e não correm, ao contrário do hipismo.
Para se ter ideia de como o método é antigo, Hipócrates, conhecido como “o pai da medicina”, utitlizou o cavalo como forma de terapia para reestabelecer a saúde dos seus pacientes em 400 a.c.
Em 1901 foi inaugurado o primeiro hospital ortopédico do mundo para tratar dos feridos da guerra dos Boers na África do Sul, o Hospital Ortopédico de Oswentry (segundo o site www.equoterapia.com.br ). Foi lá que uma dama inglesa levou seus cavalos para quebrar a monotonia do local. Outra moça, Liz Hartel praticava equitação na Dinamarca e aos 16 anos contraiu a agressiva poliomielite, seu deslocamento ficou limitado, a alternativa era usar cadeira de rodas ou muletas. Mesmo diante das dificuldades, permaneceu com suas aulas de equitação e após oito anos participou das olimpíadas de 52, competindo com os melhores cavaleiros do mundo, recebeu medalha de prata em adestramento. A plateia conseguiu reparar que Liz tinha uma deficiência quando a jovem precisou apear do cavalo para subir no pódio apoiada em sua bengala.
A Ande-Brasil foi fundada em 1989 com sede em Brasília, desde então oferece a equoterapia contribuindo para reabilitação de adultos e crianças com deficiência e necessidades especiais. Também é um centro de pesquisas, desenvolvimento e aplicação de atividades de equoterapia no Brasil e no exterior, como menciona a própria associação.
Só em 1997 a equoterapia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Em uma carta enviada