Tipos de Conhecimento
Disciplina – Elaboração do Trabalho Científico
Texto – Tipos de Conhecimento
INTRODUÇÃO
Ao longo de sua existência o homem vem acumulando conhecimentos desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência, o conhecimento é uma necessidade, uma capacidade própria do ser humano. É o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de sensações, imaginação e memória. Para se produzir conhecimento, nos devemos objetivar a produção de hipóteses e teorias, o que pode ser alcançado através de coletas de dados e informações sobre um determinado assunto.
2 TIPOS DE CONHECIMENTO
Com a necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de aceita-las como são, surge o conhecimento cientifico. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porque de vários fenômenos naturais e com isso vir a mediar cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor. É um conhecimento muito útil para a humanidade, mas se for usado incorretamente poderá causar catástrofes para o ser humano. Por exemplo, a descoberta pela ciência de uma cura de uma doença que abrange uma cidade inteira salvando várias pessoas da morte, mas também, destruir esta mesma cidade num piscar de olhos com a arma de destruição criada por este mesmo conhecimento. A investigação científica se inicia quando descobre que os acontecimentos existentes, originados do senso comum, são insuficientes para explicar os problemas surgidos, ela estimula criar fundamentos mais sólidos e testar suas hipóteses de uma forma mais controlada.
2.1 Características do conhecimento científico
A objetividade é o primeiro caráter do conhecimento científico, no sentido de que a ciência tenta afastar do seu domínio todo o elemento afetivo e subjetivo, ser independente dos gostos pessoais do sujeito que a elabora. Outro caráter é a positividade, no sentido de uma plena adesão aos fatos e de