Tipos de conhecimento
São quatro os tipos de conhecimento: Popular, Filosófico, Religioso e Científico.
1.1- Conhecimento Popular
Também conhecido como Empírico ou vulgar, é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. As informações são assimiladas por tradição e experiências causais. É caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “razão de ser das coisas”. Não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas. Caracteriza-se por ser valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
Exemplos:
1) Durante muito séculos, aceitou-se como fruto do conhecimento empírico que o Sol girava em torno da Terra, tendo a ciência mais tarde vindo a demostrar que, contrariamente ao que possa indicar a nossa percepção é, na realidade, a Terra que gira em torno do Sol.
2) Colocar arroz no saleiro.
1.2- Conhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. É valorativo e não verificável, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. É racional, pois suas conclusões partem de enunciados logicamente elaborados. Caracteriza-se por ser sistemático, infalível e exato.
Exemplos:
1. O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem?
2. O homem é um produto do meio ou o meio é produzido pelo homem?
1.3- Conhecimento Teológico
O conhecimento teológico ou religioso apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional)