Tipos de Coberturas
Edivânia Lima
1.0 Noções de Cobertura
Telhado: É a parte superior da construção que tem como função principal, proteger à construção das intempéries (sol, chuva, vento...) e também proporcionar isolamento térmico à edificação. É composto por estrutura própria para o carregamento de forças incidentes, e é coberto por telhas, dispostas de maneira a canalizar as águas pluviais ao solo. As telhas são apoiadas sobre uma estrutura inclinada, e também tem função estética, quando bem desenhado embeleza a construção. Para elaborar um telhado, primeiramente considera-se a planta baixa da construção, verificando a locação da mesma no terreno, este fato é importante pois deve levar em consideração a localização da edificação em relação às divisas do terreno. Se a construção estiver localizada próxima à divisa, devem-se colocar calhas e condutores para as águas pluviais, detalhes que devem ser especificados na projeção da cobertura.
Em seguida consideram-se; a altura da caixa d’água e o tipo de telha escolhida para a cobertura, definindo-se então o “caimento”, inclinação que deve ser projetada para o telhado.
As inclinações são anotações indispensáveis no projeto, são descritas em porcentagem (%). A inclinação ideal do telhado em geral é especificada pelo fabricante da telha a ser utilizada, e pode ter uma grande variação, chegando até 60%. Vale lembrar, que acima dos 40% de inclinação, devem-se tomar maiores cuidados para garantir a estabilidade do telhado. Os telhados de maior inclinação são ideais para regiões onde que nevam, por isso em nosso caso adotam-se telhados de menores inclinações.
Entendendo melhor a inclinação do telhado:
Uma observação importante a ser feita é que, a porcentagem da inclinação esta relacionada ao ângulo reto de 90 graus, portanto, uma inclinação de 30% não é a mesma coisa que uma inclinação de 30graus, essa confusão na hora de se projetar um telhado.
A inclinação de um telhado, deve ser