Tipos de cobertura
Existe a cobertura horizontal que é aquela que você deixa só a laje com impermeabilizante, ou senão você pode cobrir ela com aquelas telhas compridas chamadas de canaletes estruturais. E tem as coberturas inclinadas feitas com telhas.
A cobertura não protege só da chuva, protege também do vento, da entrada de insetos, animais, do frio e do calor. Tem que pensar nisso qualquer que seja a cobertura: inclinada ou horizontal. A cobertura horizontal não pode ser completamente plana, porque aí a água da chuva não tem como escoar. Depois da laje pronta é preciso aplicar uma argamassa para regularizar a superfície, ou seja, deixar toda por igual, sem altos e baixos e sem buracos. E tem que dar um caimento de pelo menos de 1 cm por metro na direção do escoamento da água.
Acabamento da cobertura
No acabamento da cobertura use cores claras, porque refletem a luz do sol, e periodicamente é necessário lavar e pintar novamente por causa da poluição e da poeira, pra não ficar escura. Cor escura esquenta demais, não use.
Dicas para maior conforto dentro de casa Com o telhado, se tiver uma cobertura no forro, isso vai ajudar a isolar a temperatura de dentro da casa, da temperatura de fora. Se você tem o forro e o telhado, a camada de ar que fica entre os dois deixa a casa mais fresca e protegida do calor de fora. Mas o certo mesmo é deixar aberturas de ventilação no beiral e na cumeeira. O ar quente é mais leve e sempre vai pra cima, então o ar que entra faz uma corrente: o ar mais fresco fica, e o ar mais quente vai embora, como se fosse uma chaminé. E também pode colocar um material isolante em cima do forro, como lã de vidro, cortiça, isopor, concreto celular. Eles ajudam a deixar a casa sempre com uma temperatura bem gostosa.
Cobertura horizontal
Existe varias formas para se fazer a cobertura horizontal. Você pode fazer a laje na própria obra, ou comprar pronta, pré-fabricada. Mas tem sempre que tomar muito cuidado com detalhes como o lugar da