Tipos de cimento e suas aplicaçoes
O cimento é um dos materiais mais importantes da construção civil, participando de diversas fases de uma obra. O cimento nada mais é do que materiais pulverulentos que, quando acrescidos de água, formam uma pasta que endurece e se torna uma massa compacta e de grande dureza. Os mais comuns encontrados no mercado são conhecidos como Cimento Portland, por isso muitas pessoas acreditam ser o único tipo de cimento, o que não é de fato.
Em sua composição, encontram-se materiais de grande importância, como o clínquer, o gesso, a Escoria e o material pozolânico. O clínquer é a base do cimento, sendo uma mistura de calcário e argila queimados ate virar pó, adicionado de outras substancias toxicas. O gesso é um pó branco que se hidrata em água, formando um material rijo. A escória de alto forno, por sua vez, é constituída da fusão das impurezas dos minérios de ferro do Alto forno com fundentes e cinzas de coque, usado no cimento devido a sua hidraulicidade. A pozolana pode ser tanto natural quanto artificial e contém sílica em sua composição, sendo adicionada ao cimento para fins lucrativos, ou seja, para economizar energia e material.
Neste trabalho, serão estudados os tipos de cimento, suas características e aplicações, dando-se ênfase aos cimentos hidráulicos, por serem os mais usados.
Tipos de cimentos e suas aplicações
Os tipos de cimento podem variar de acordo com seu uso, dividindo-se em três grupos: cimentos endurecidos ao ar, cimentos endurecidos em agua e cimentos resistentes a ácidos.
Os cimentos endurecidos em ar agrupam os cimentos de cal aérea, gipsita e cal magnesiana, e são usados principalmente em rebocos. Os cimentos resistentes a ácidos são pouco conhecidos, servidno para lugares em que a estrutura sofre ataques de material corrosivo e ácido. Os cimentos endurecidos em água se subdividem em cal hidráulica, formada a partir da calcificação de calcário com argila, cimento Portland e cimento compostos de varias misturas. São