Aglomerantes cimento
Materiais de Construção I
Curso de Engenharia Civil
AGLOMERANTES
CIMENTO PORTLAND
Definição e Origem
Cimento Portland é a denominação técnica do material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento Portland foi criado e patenteado em 1824, por um construtor inglês, chamado Joseph Aspdin. Naquela época, era moda na Inglaterra construir com uma pedra, de cor acinzentada, originária da ilha de Portland, situada ao sul do país. Como o resultado da invenção de Aspdin se assemelhava, na cor e na dureza a pedra de Portland, foi patenteada com o nome de cimento Portland.
Composição do Cimento Portland
O cimento Portland é composto de clínquer, com adições de substâncias que contribuem para suas propriedades ou facilitam o seu emprego. Na realidade, são as adições que definem os diferentes tipos de cimento.
O clínquer, tem como matérias-primas o calcário e a argila. A rocha calcária é primeiramente britada, depois moída e em seguida misturada, em proporções adequadas, com argila, também moída.
Matérias Primas
Pedra calcária: CaCO3
Argila: SiO2 (saibro, quartzito) + Al2 O3 (filito)+ Fe2 O3 (minério de ferro)
Características
Aglomerante Hidráulico mais resistentes à ação prolongada da água; Utilizáveis em ambiente externo.
Composição do Cimento Portland
Essa mistura atravessa então, um forno giratório, cuja temperatura interna chega a alcançar 1450 °C (fusão). Esse calor é que transforma a mistura, no clínquer, que se apresenta primeiramente na forma de pelotas. Na saída do forno, o clínquer ainda incandescente é bruscamente resfriado, e finamente moído, transformando-se em pó.
Fusão
Reações entre o carbonato de cálcio (CaCO3), presente no calcário e os diversos óxidos (SiO2, Al2O3, Fe2O3, etc.) presentes na argila, formam os silicatos e os aluminatos, este material resultante apresenta resistência mecânica. Os principais silicatos e aluminatos formados na calcinação do calcáreo e da argila,