Matriz Analítica
Curso de Graduação em Enfermagem – 2012.1
Aluna: Stephânie
Prof°: Marcelo
Disciplina:Leitura e produção de texto
Matriz Analítica
Tema: Diabetes Mellitus
Delimitação do tema: Índice diabético nos indivíduos da terceira idade no município de Barreias - Ba.
Justificativa: O diabetes costuma ser uma doença que avança lentamente e quando os primeiros sintomas aparecem podem ser tarde demais. Derrame, cegueira, amputação de pernas ou pés, insuficiência renal estão entre seus efeitos mais devastadores.
Objetivo: Alertar a sociedade sobre a incidência de diabetes referida a população da terceira idade na cidade de barreiras, e a predisposição destes indivíduos a esta patologia.
Metodologia: Pesquisa feita com moradores da cidade de Barreiras – Ba.
Fichamento
(Paradigma Dominante, Boaventura de Souza santos)
• O modelo de racionalidade que preside á ciência moderna constitui-se a partir da revolução científica do século XVI e foi desenvolvido nos séculos seguintes basicamente no domínio das ciências naturais.
(p. 20-21)
• Segundo um modelo global, a nossa racionalidade científica é também um modelo totalitário, na medida em que nega o caráter racional a todas as formas de conhecimento que se não pautarem pelos seus próprios princípios epistemiológicos e pelas suas regras metodológicas.
(p.21-22)
• Ao contrário da ciência aristotélicas, a ciência moderna desconfia sistemáticamente das evidências da nossa experiência imediata.
(p. 24-25)
• Como diz Bacon, a ciência fará da pessoa humana “o senhor e o possuidor da natureza”.
(p.25-26)
• As idéias que presidem a observação e á experimentação são as idéias claras e simples a partir dos quais se pode ascender a um conhecimento mais profundo e rigoroso da natureza.
(p. 26)
• O mundo é complicado e a mente humana não o pode compreender completamente.
(p.28)
Um conhecimento baseado na formulação de leis tem como presuposto metateórico a idéia de ordem e