Matriz analitica
Aluna: Silvana Nunes de Souza Gomes
Curso: Psicopedagogia Institucional
Polo: Juazeiro
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada ao Instituto Pró Saber como requisito parcial obrigatório para aprovação na disciplina científica.
TEMA
Construtivismo
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A efetivação do construtivismo na escola Eleotério Soares Fonseca para o avanço na alfabetização de crianças.
PROBLEMA
A reflexão sobre a linguagem e sua descrição têm desafiado pesquisadores e filósofos desde a antiguidade. Pois tanto a pesquisa acadêmica como a observação dos professores que ensinam crianças e adultos a ler e escrever, vem comprovando que a estratégia necessária para o individuo alfabetizar-se não é a memorização, mas a reflexão sobre a escrita.
Desse modo, será analisado como a escola Eleotério Soares Fonseca efetivou a proposta construtivista na pratica de sala de aula? Quais aspectos foram relevantes? Como assimilou o tradicional e o construtivismo? Quais mudanças ocorreram? Está dando certo a inserção da concepção construtivista na prática? Como estão indicados no SIEM- Sistema de Informações da Educação Municipal Juazeiro/BA, a qualidade do ensino- aprendizagem na escola?
HIPOTESES
Diante destes questionamentos as hipóteses levantadas para orientação deste trabalho são:
a) Por muitos anos acreditou-se que o fundamental para alfabetizar aos alunos era o treino na memória, da coordenação motora, da discriminação visual e auditiva e da noção de lateralidade.
b) A aprendizagem não se dá por meio de estímulos e resposta, nem por meio de acumulação de informações, nem tão pouco ensino e aprendizagem ocorre ao mesmo tempo, como defende a concepção empirista.
c) Para aprender a ler e escrever, lendo e escrevendo requer um conjunto de procedimentos de análise e de reflexão sobre a escrita, utilizar simultaneamente estratégias de leitura que impliquem decodificação, seleção, antecipação, referência e verificação.
d) A concepção tradicional de ensino