Tipos de Brises
Itaperuna – RJ
ARQUITETURA E URBANISMO – 3º PERIODO
CONFORTO AMBIENTAL
Alexandre Mana
FERNANDA REIS MOULIN
MARIA EDUARDA GORINI
IGOR COSTA
THAIS LOPES
BRISES
Os brises são utilizados em fachadas para diminuir a incidência direta dos raios solares, barrando, parcialmente ou totalmente, a entrada de luz e calor. São muito utilizados em projetos de arquitetura e engenharia, pois oferecem grande contribuição para o conforto ambiental das construções, aumentam o desempenho energético, e por consequência economizam energia, já que diminuem a necessidade de utilização de ar condicionado.
É possível utilizar os brises em residências e prédios de pequeno ou grande porte.
Formas de utilização do brise
Existem Brises verticais, horizontais e ainda os modelos em ângulo, de vários tamanhos, formas e materiais. Para escolher qual é a melhor opção é necessário fazer um estudo e entender qual é a posição do sol que se deseja barrar.
O ideal é que os brises sejam utilizados nas fachadas voltadas para o norte, pois essas são as faces que recebem luz do sol por mais tempo durante o ano. Porém devem ser evitados nas fachadas sul, pois essas são as áreas onde pegam menos sol, portanto, não devemos desperdiçar a luminosidade que chega a ela.
O brise pode assumir outras funções, como no revestimento de fachadas e também funcionam como painéis em locais onde é necessário ter maior privacidade sem diminuir a ventilação e luminosidade. Ainda há os conjuntos que podem receber um preenchimento de lã de vidro e materiais acústicos, e com isso se transformam em uma barreira de som.
É possível utilizar o brise na parte interna ou externa da fachada. O mais interessante é tê-lo na parte externa, pois dessa forma barra, com mais eficiência, o sol e o calor antes de entrar no interior da construção. Mas há casos em que temos uma inviabilidade técnica, então neste caso podemos adotar as lâminas no lado interno.
Portanto fica claro que os brises são