Doenças causadas por Protozoários
A amebíase é uma infecção do intestino causada pelo parasita Entamoeba histolytica.
Protozoário: Os protozoários responsáveis pela doença são sarcodina ou rizópodos. Os protozoários amebóides (Rizópodes), por tradição incluídos no táxon Sarcodina (um subfilo), apresentam extensões fluidas no corpo: os pseudópodes. Neste táxon estão incluídas as amebas, bem como outros organismos com pseudópodes (marinhos, de água doce ou terrestres). Os pseudópodes são estruturas utilizadas para capturar alimentos e no grupo dos bentônicos (que vivem no substrato) também servem para a locomoção: o movimento amebóide. Acredita-se que este tipo de movimento pode ser um caráter primitivo das células eucarióticas que se assim o for, é então uma simplesiomorfia dos protozoários amebóides que não os deixa reuni-los em um táxon monofilético. Formando então um grupo parafilético ou, mais provavelmente, um grupo polifilético. Esses protozoários quase sempre são assimétricos, porém há alguns que tem o esqueleto simetricamente radiado.
Transmissão:
O entamoeba histolytica é transmitida através de alimentos ou água contaminados com fezes. Essa contaminação é comum quando dejetos humanos são usados como fertilizante. Também pode ser transmitida de pessoa para pessoa - especialmente pelo contato com a boca ou área retal de uma pessoa infectada.
Sintomas:
A maioria das pessoas com essa infecção não apresenta sintomas para a amebíase. Quando aparecem sintomas, eles são vistos de 7 a 10 dias após a exposição ao parasita.
Sintomas leves da amebíase incluem:
Cólicas abdominais
Evacuação de 3 a 8 fezes semiformadas por dia
Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional
Fadiga
Gases em excesso
Dor retal durante evacuação (tenesmo)
Perda de peso involuntária
Sintomas graves da amebíase:
Sensibilidade abdominal
Evacuação de fezes líquidas, às vezes com sangue
Evacuação de 10 a 20 fezes por dia
Febre
Vômitos
Tratamento:
O tratamento depende da